2005 | Superar a qualidade europeia

"A empresa viveirista Raiz da Terra, especializada em propagação de plantas por estacaria (enraizamento de plantas de jardim e arbustos), é um caso de sucesso no sector. Trata-se da única empresa viveirista, a norte da Península Ibérica, a trabalhar de forma sistemática com estas plantas. Neste momento, fornecem viveiros em Portugal, principalmente na zona Norte, na Galiza e na Holanda: "trabalhamos com quase 200 variedades, o que é mau em termos de produção, gostaríamos de nos especializar em poucas variedades, mas o mercado não permite uma maior especialização. Se um cliente nos pede 20 variedades temos que fornecer, senão vai comprar a outro lado", descreveu José Augusto.

Para estar presente nos mercados internacionais, José Augusto disse ter feito grandes investimentos, principalmente nas técnicas de produção: "há dois anos fizemos as instalações onde estamos sedeados, financiados pelo programa Agro. Temos uma estufa quase toda automatizada, desde a rega até a um programador sofisticado que controla a temperatura, humidade relativa e a humidade de substrato", disse.

A área de produção coberta da empresa Raiz da Terra é de dois hectares e um hectare e meio de produção ao ar livre. Até 2007, José Augusto espera "afinar a qualidade do que produz com o resto da Europa". Admitiu também que, apesar de ter uma produção de qualidade razoável, "o mercado para lá dos Pirinéus é muito mais exigente"."

Revista "Frutas, Legumes e Flores" n.º 84, setembro/outubro 2005

Quer saber mais?

Envie-nos uma mensagem.

FALE CONNOSCO