2012 | Prémio Jovem Agricultor

""Não interrompam o ciclo virtuoso da agricultura", pediu ontem o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, na cerimónia que distinguiu dez exemplos de sucesso do sector com o "Prémio Agricultura 2012". A iniciativa, promovida pelo CM, com o apoio do Ministério da Agricultura e do Continente, vale três milhões de euros em comunicação para as empresas que representam o que de melhor se faz na agricultura nacional. A sessão encerrou o ciclo de conferências "Escolha Portugal", que percorreu todo o país nos últimos meses.

Na cerimónia, a ministra da Agricultura e do Ambiente, Assunção Cristas, respondeu ao apelo anunciando um protocolo assinado ontem com a banca e que vai criar linhas de crédito para o sector no valor de 1,5 mil milhões de euros. Para a governante, o acordo "significa que o interesse pela agricultura é transversal", num sector que, apesar da crise, "cresce 2,8% e representa 10% das exportações de bens transaccionáveis, 20% se juntarmos o sector florestal". Na lista de boas notícias, Assunção Cristas trazia ainda os dados da execução orçamental de 2012, garantindo que os planos serão cumpridos. "Vamos executar tudo o que estava programado, acima do ano passado, serão pelo menos 690 milhões de euros", anunciou.

Ainda a combater o estigma de ser uma actividade pouco relevante economica e socialmente, na agricultura nacional "temos hoje gente a produzir bem e cada vez a vender melhor", garante a governante. A ideia faz eco do que já João Machado tinha declarado na conferência de imprensa que antecedeu a entrega dos prémios.

"Nos últimos cinco anos, um investimento de 5,9 mil milhões de euros criou 30 mil postos de trabalho", sublinhou o presidente da CAP. Para ajudar as empresas agrícolas a semearem mais sucessos, o responsável diz que a receita é simples: "Não interrompendo o ciclo virtuoso, o regresso do jovens e o investimento"."

Jornal "Correio da Manhã", dezembro 2012

Quer saber mais?

Envie-nos uma mensagem.

FALE CONNOSCO